sexta-feira, 4 de maio de 2018

Relatando a minha paixão pelo motociclismo e pelo moto-turismo

A "mão do deserto", localizada no deserto do Atacama no Chile, local que é a marca registrada de todo motociclista viajante, que se aventura a fazer a travessia do Deserto do Atacama no Chile.




Hoje vou compartilhar com vocês neste post um dos maiores hobbys que eu aprendi a gostar ao longo dos últimos anos, que é a paixão pelas duas rodas, o motociclismo, tanto que ultimamente tenho acompanhado bastante no youtube, canais relacionados a motos, motovlogs, e moto-turismo, e com isso tenho aprendido muitas coisas sobre motos que nem sabia antes.

 

Bom, sei que a grande maioria dos blogueiros de finanças aqui da blogosfera são muito aficionados em carros, mas no meu caso não sou tão fã assim de carros, pois se fosse adquirir um, teria apenas um populixo completo, com ar, direção hidraúlica, vidros elétricos, combustível flex e tal que já estaria de bom tamanho, não ligo muito em ter um "carrão de luxo superesportivo" como muitos aportadores frugais sonham, pois no caso o carro pra mim serviria apenas como segunda opção de veículo, principalmente para sair nos dias de chuva, sair a noite sem estragar o penteado, ou quem sabe sair de forma discreta para um motel com uma marmita, e poder carregar mais objetos no porta-malas e tal. 

 

Pois como eu já cago e ando mesmo para o que as profanas pensam, não ligaria muito em ter um carrão top só pra agradá-las, até por que algum tempo atrás descobri que em se tratando de veículos a minha preferência mesmo é por motos, apesar de ter algumas desvantagens como você estar completamente exposto e quase sem proteção nenhuma no trânsito, sem contar o sofrimento que é andar de moto na época de chuvas e nos dias frios, em contrapartida, a moto é um veículo ágil e rápido para se sobressair no caos do trânsito urbano ( mas é preciso ter atenção triplicada ao pilotar uma moto! ), outra coisa que gosto muito ao pilotar uma moto é a sensação de liberdade que se tem de praticamente interagir com a paisagem do caminho e poder sentir o vento no rosto, realmente essa sensação é indescritível! Só quem gosta de moto sabe como é maravilhoso, essa adrenalina e emoção que a pilotagem passa.

 

Agora falando sobre a minha pouca experiência como motociclista, assim como todo beta pobretão obviamente comecei de baixo com  uma moto de baixa cilindrada, a minha primeira moto comprei em 2011, consorciada, foi uma CG 150 EX Mix modelo 2011/2011, como essa aqui abaixo:

 








Assim como a grande maioria dos chimpas bostileiros, e como não entendia quase nada de motos na época, também comecei adquirindo uma moto da Honda, ainda mais uma CG que é figurinha carimbada dos chimpas, muito tempo depois é que fui descobrindo que não existem só motos da Honda, que existem também outras marcas, modelos, categorias e segmentos de motos que até então eu desconhecia.   Mas mesmo sendo uma motinha siples essa, pense numa motinha top, pelo menos esse modelo da Honda CG, que foi lançado de 2010 para 2011, considero um dos mais bonitos já lançados pela Honda até hoje, pois na época fez muito sucesso e tinha visual moderno bem bacana para uma 150cc.

 

Tanto que essa motinha tem história pra contar, pois mesmo estando de moto, uma vez ou outra sempre arrastava uma profana comigo na garupa, mas infelizmente ano passado tive que vendê-la, pois ia precisar de dinheiro por que já estava com outros planos, e com o dinheiro da venda da moto comecei a aportar em Bitcoin e outras criptomoedas, e atualmente para não ficar completamente a pé estou rodando com a Biz 125cc da minha mãe, com a condição de que eu tenha que levar ela pra onde ela quiser quando precisar sair, porém mais pra frente estou pretendendo tirar uma moto nova, e em outro post contarei mais detalhes sobre as minhas pretensões de aquisição.

 

Bem, agora que contei pra vocês um breve relato da minha experiência como motociclista, agora vou falar sobre segmentos de motos, atualmente tenho analisado muitas categorias diferentes de motos para avaliar qual tipo de motocicleta realmente combina mais com o meu perfil, e como vocês já sabem a minha primeira moto foi uma "naked" de baixa cilindrada, atualmente tenho ficado muito amarrado no segmento das motos "trail", que são as motos multi-estrada, ou seja elas encaram vários tipos de terreno, tanto o asfalto, quanto também estradas de chão, principalmente pra quem também quer encarar uma aventura off road, as motos trail são ideais neste quesito, pois além de encararem terrenos acidentados, essas motos geralmente são muito confortáveis e possuem uma boa posição de pilotagem, então por conta dessas vantagens a minha próxima moto com certeza será uma trail, que tanto é boa pra andar na cidade ( principalmente na minha cidade que possui ruas irregulares e esburacadas), quanto também é excelente uma trilha ou estrada de chão, neste caso para quem também estiver afim de ter uma moto trail ou "big trail", preparei aqui uma lista com as principais marcas e modelos dessas motos.

 

Começando com os modelos da Honda a marca mais popular do Bostil:

 

 



 


NXR Bros 160 ESD



NXR Bros 160 ESDD



XRE 190



XRE 300




CB 500 X



NC 750



CRF 1000 Africa Twin
















Crosser 150 S





Crosser 150 Z



Lander 250




Tenéré 250



XT 660 ( famosa meiota, pena que já saiu de linha)




Tenéré 660 ( foi lançada, mas permaneceu pouco tempo, e logo saiu de linha)



Super Tenéré 1200 DX













V-Strom DL 650





V-Strom DL 650 X



V-Strom 1050











Versys 300




Versys 650





Versys 1000
















G 310 GS




F 700 GS




F 800 GS




R 1200 GS

















KTM 1290 Super Duke














Tiger 800




Tiger 1200 XC











MultiStrada 950 Enduro





MultiStrada 1200 Enduro





Muito bem senhores, estas são as principais marcas e modelos de trails e big trails do mercado, e ainda sobre estes modelos de motos, outra vantagem delas é com relação a viagens, pois por serem mais confortáveis estas são mais indicadas para quem vai viajar, principalmente para quem faz viagens longas, que é um estilo de viagem chamado moto-turismo, e que particularmente eu tenho apreciado muito, e só de ver vídeos de outros motociclistas fazendo essas longas viagens de moto, cruzando estados  e até mesmo outros países, como por exemplo o pessoal que costuma sair daqui do Brasil de moto para visitar o deserto do Atacama no Chile, e também as cordilheiras dos Andes e Machu Pichu no Peru, pois estes geralmente são os destinos mais procurados pelos viajantes de moto que costumam percorrer grandes distâncias, cara, dá uma vontade de sair numa moto sem destino, e conhecer outros países, outros lugares, novas culturas e novas pessoas, é simplesmente animal!  Tenho certeza que fazer uma viagem dessas é uma experiência muito gratificante.

 

Outro destino para quem é ainda mais audacioso, é a grande jornada da expedição ao Alaska, no extremo norte do nosso continente chegando ao Círculo Polar Àrtico, sim existem vários motociclistas brasileiros que já encararam essa odisséia, como por exemplo esses dois irmãos que fizeram a expedição e filmaram sua jornada, então disponibilizo para vocês também esses vídeos da expedição deles, que são de um canal de motociclismo que venho acompanhando bastante ultimamente, que é o canal "Moto Atacama" no youtube, então acompanhem na íntegra como foi essa jornada.

 

 

Episódio 1

 

 

 

 

Episódio 2

 

 

 

Episódio 3 ( final da viagem)

 

 

 

Conclusão: Ao ver vídeos assim de viajantes, realmente fico animado de também fazer uma viagem dessas para qualquer um desses destinos, mas por enquanto continuarei aportando firme e me preparando e organizando para realizar um odisséia como essas, que é um sonho para quem curte uma aventura, pois acredito que uma viagem de como essas de moto é algo inesquecível, que faz você refletir e que faz a vida realmente valer à pena, recomendo a qualquer um que tiver oportunidade, que faça uma grande viagem de moto ao menos 1 vez na vida, pois será emocionante e inesquecível!

 

 

Um abraço à todos, e até a próxima!!!  




























































 

 

 



 



 

 



2 comentários:

  1. Cara, uma das coisas que fiz apenas uma vez na vida e que mais gostei foi ter ido uma vez para o nordeste de carro (sou de SP) quando estava de férias, e isso foi uma das experiências mais incríveis que tive. Só de ver as planices, as montanhas enormes, os povoados, cada detalhe nas paradas que faziamos e poder dirigir por retas quase infinitas admirando a paisagem me senti revigorado de um momento meio depressivo que andava passando.

    Infelizmente não tirei carta de moto, só de carro, e acho um meio de transporte muito perigoso apesar de admirar a beleza e economia de combustível das máquinas como estas que você postou, mesmo as mais potentes quando comparadas ao gasto de um carro.

    Bacana a postagem.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário Tirano, pois é bicho, realmente viajar de carro ou de moto é uma experiência incrível, só de conhecer novos lugares, pessoas, e respirar novos ares, a gente já se sente revigorado, isso é como uma terapia, que ajuda a gente a aliviar o estresse, e a nossa terrível realidade que nos cerca. Também já viajei de carro com minha família em viagens de férias, algumas vezes fomos também do MT até o nordeste, e realmente a viagem é muito bacana. Outra coisa, quando tirei a minha CNH fiz pra carro e moto, já pensando em algum dia poder ter essas duas opções de veículo, porém não acho moto, um meio de transporte tão perigoso assim, isso vai depender da forma como a pessoa pilota, pois se alguém pilota sempre de forma muito agressiva e irresponsável, tem grandes chances de se dar mal, até porque moto não é brincadeira, pois é como eu disse é preciso ter muito cuidado e atenção redobrados ao se pilotar uma, porque qualquer acidente que tenha, seja uma queda ou uma batida, você pode se machucar muito, ter alguns ossos quebrados, e em alguns casos o acidente pode até ser fatal. Tirando esses riscos é só pilotar com atenção e responsabilidade que não tem problema. Parabéns pela sua viagem, forte abraço irmão!

      Excluir