sábado, 21 de julho de 2018

Ser Investidor agora virou modinha?







Recentemente tenho observado que uma leva de artistas famosos e até youtubers estão aderindo ao mundo dos investimentos.  Volta e meia eles aparecem em propagandas de corretoras, vídeos com outros investidores, e até em quiz sobre investimentos, estariam o mundo das finanças e do mercado financeiro se tornando uma modinha por causa desses famosos?

 

Como é sabido a maioria de nós JPBFs que abordamos sobre finanças e investimentos aqui na blogosfera, já discutimos estes assuntos há anos por aqui através dos nossos posts, porém a diferença é que por mais que nós tentamos educar financeiramente o gado bostileiro, nós nunca vamos conseguir ter o mesmo alcance que os "youtubers teens" famosinhos da internet e atores globais tem.

 

Pois bem vou citar para vocês alguns exemplos de como os investimentos estão se popularizando cada vez mais através destes grandes "influenciadores" da mídia mainstream:

 

Uma das primeiras campanhas sobre investimentos que eu vi foi a do "Desafio Investidores", onde dois atores globais: Tatá Verneck e Cauã Reymond, participaram de um quiz de perguntas e respostas sobre o mercado de criptomoedas, que foi um programa apresentado ao vivo na internet pelo youtube, através da Atlas que é uma plataforma de investimento em criptomoedas.

 

 

 

 

Outro exemplo que também vi recentemente é de um cara que tinha um canal de pegadinhas no youtube que se chamava "Canal Boom", e hoje em dia ele mudou completamente o foco e até dá dicas sobre empreendedorismo e como ser bem sucedido, e até mete umas reais sobre faculdade e mundo do trabalho vale a pena conferir, o seu nome é Tiago Fonseca.

 

 

E outro que me surpreendeu, foi até mesmo o Will Detili, que é um cara que já acompanho a algum tempo, ele tem um canal sobre musculação, com excelentes dicas de treino, mas até ele também já está falando sobre bolsa de valores e mercado financeiro.

 

 

E mais recentemente, há uns 2 dias atrás mais ou menos, me deparo com um vídeo do Tiago Nigro do Canal "O primo Rico", (que é um canal de finanças que também já acompanho a algum tempo) pois nesse vídeo ele recebe um convidado "ilustre" para ensinar sobre investimentos, nada mais nada menos que o maior youtuber bostileiro Cuckinderson Nunes, vejam vocês mesmos.

 

 

É por essas e por outras que eu acho que os investimentos estão virando modinha, parece que conseguem estragar tudo aquilo que nós JPBFs raiz temos como Hobbys e negócios, foi exatamente o que aconteceu há um bom tempo atrás com o mundo dos games, que como sabemos era um universo unicamente dominado por "betas raiz", que eram tidos como "nerds virjões" principalmente, sendo desprezados pelas profanas que antigamente não estavam nem aí pra jogar vídeo game, mas aí foi só os games entrarem em ascensão na grande mídia, que surgiu um monte de playboy alfa e patrcinha stacy querendo pagar de "gamer", de "geek", além destes pior ainda são os SJWS mimizentos, que querem cagar regras nos jogos atuais, que agora querem que tenham personagens gays, lésbicas, trans e o Caralho! PQP! É DE CAIR O CU DA BUNDA, sendo que essas porras de público LGBT  nem de jogar video game gostam, mas não hoje em dia tem que ser tudo feito em nome do politicamente correto, não se tem mais bons jogos com bons roteiros e boas histórias, hoje em dia é tudo feito em nome da lacração.

 

Outro  universo que também acabou virando modinha, foi o mundo da maromba ( bodybuilder, malhação, musculação etc.), pois a partir do momento em que a musculação passou a ser destaque também na mídia mainstream, vários artistas também começaram a treinar, sempre postando nas redes sociais as suas rotinas de treino, sua dieta, suplementação e etc.  Celebridades como Justin Bieber, Gustavo Lima, Lucas Lucco, Eduardo Costa, e Juju Salimeni, são alguns exemplos de famosos que acabaram popularizando a musculação e com isso transformando um esporte másculo e viril, em uma modinha de gente "cult" e afrescalhada, e com isso trouxeram também uma leva de "frangos de verão" fanfarrões para as academias, só pra atrapalhar os betas pobretões que levam o seu treino a sério.

 

Essa é a minha cara de ódio e revolta por ver essa gente "cult" invandindo os espaços que antes eram predominantemente dominados por nós Jovens Pobres Betas e Feios.

pois bem meus caros, parece que essa mesma tendência de popularização também está tomando conta dos investimentos, daí vocês podem me perguntar: "Mas operário, essa popularização dos investimentos na grande mídia não seria algo positivo para o mercado em geral com a entrada de novos investidores?" Por um  lado sim, considerando que aqui no Brasil, na nossa BM&FBovespa temos um número batante inferior de investidores se comparado a outras bolsas pelo mundo a fora como a Bolsa de Valores de Nova York por exemplo.  Mas mesmo assim por outro lado, eu não consigo ver com bons olhos a chegada desses famosos e youtubers no mundo dos investimentos, apesar de que esses atores globais por exemplo já faturam bastante com os seus salários astronômicos pagos pela rede Bobo, e youtubers como Cuckinderson que já fatura milhões por mês só com a monetização das visualizações que recebe no seu canal, agora me digam pra que esses camaradas querem investir se já ganham bem pra caralho, pois no mercado já temos "baleias" e "tubarões" o suficiente para competir com nós pequenos investidores JPBFs, pois pra isso já bastam os investidores institucionais, que já comem uma boa fatia do bolo no mercado financeiro, mas como sabemos o mercado não admite erros, e logo logo o próprio mercado se encarrega de cobrar o preço e fazer o "limpa" nos modinhas que querem pagar de "investidores".

 

Eu não sei realmente o que se esperar de  toda essa popularização dos investimentos, se isso  irá se converter em algo positivo ou negativo para nós microinvestidores frugais e adeptos ao pobretão way of life, mas mesmo assim fico de orelhas em pé, quando vejo uma grande manada bovina indo para uma direção, bom é isso o que tenho por hoje, sucesso para vocês e bons investimentos!

 

Forte Abraço!

 

2 comentários:

  1. Creio que um hecatombe está prestes a ocorrer, explico.

    Vejamos o comentário de John Rockefeller antes da crise de 29:

    "Quando meu engraxate começou a me pedir dicas sobre ações, resolvi vender tudo" - https://jornalggn.com.br/noticia/os-85-anos-do-crash-da-bolsa-de-nova-york

    A popularização de alguns investimentos tende a ser maléfica e serve apenas para enriquecer determinados seguimentos, vide o que aconteceu com o bitcoin com a valorização da criptomoeda, várias pessoas começaram a "investir" sendo que inúmeras pessoas perderam dinheiro com isso.

    Vejo que muitos desses novos "especialistas" falam, falam, falam, mas não dizem nada, pois os "investimentos" se limitam a tesouro direito, criptomoedas, CDBs, alguns tipos de ações e só, não mencionam o fundo de investimentos imobiliários, debêntures incentivadas, ouro, prata, moedas estrangeiras e outros, sendo que esses "especialistas" contam com um staff para investimentos, staff muito bem remunerado que são pagos para diluir as perdas.

    Enquanto, o investidor comum que assiste deslumbrado esses vídeos com esses novos investidores dinâmicos acaba tendo perdas imensas.

    Enfim, creio que não seja o momento oportuno para investimentos na bolsa de valores e tesouro direto, pois muitos estão comentando, creio que quando a merda passar, seja o momento de retornar, atualmente, mantenho apenas os fundos de investimentos imobiliários.

    Creio que o hecatombe brasileiro ocorra em breve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. excelente colocação anon, creio que a popularização de alguns investimentos, podem significar que algo não está bom, pois quando algo já está ficando em evidência na mídia isso significa que é hora de cair fora. Pois como sempre a mídia sempre estará atrasada em relação ao mercado. E é como você disse a maioria desses especialistas não mencionam também as outras diversas categorias de investimentos. Aqui vale a regra de ouro dos investidores mais experientes: "Fuja de onde a manada está indo!" Fica a dica. Obrigado pelo seu comentário e volte sempre!

      Excluir