domingo, 21 de maio de 2017

Minha História: de Jovem Operário Pobre Beta e Feio a Futuro Investidor Milionário...

Olá prezados, neste meu primeiro post irei contar brevemente a minha trajetória rumo à independência financeira.
Bom, digamos que eu sou um típico Jovem Pobre Beta e Feio, como diria o Pobreta ( Pra quem não conhece o Pobreta do JPBF, recomendo que pesquisem sobre o antigo blog dele), assim como muitos tive uma infância humilde, morava com os meus pais na zona rural de uma cidadezinha do interior do sertão de Pernambuco, por tanto eu era um típico garoto camponês, um fodendo chucro jeca tatu, meus avós eram agricultores, e meus pais também iniciaram suas carreiras trabalhando na roça, cultivando grãos, como: milho e feijão.
Mas com o passar do tempo veio a grande estiagem que assolou todo o nordeste, daí por diante a agricultura tornou-se uma atividade absolutamente insustentável na região isso em meados dos anos 90, lembrando também que agricultura sempre foi a atividade mais forte da região, e com a seca que assolou grande parte dos estados desta região acabou trazendo desemprego a várias famílias que dependiam direta ou indiretamente da agricultura de subsistência familiar.
Pois devido a falta de empregos e oportunidades, meus pais decidiram se mudar de estado, assim como muitos migrantes e retirantes na época, até então eu era criança, tinha por volta de uns 7 anos de idade, quando meus pais se mudaram para o estado de Mato Grosso, onde permanecemos até os dias atuais.
Meu pai começou a trabalhar como vendedor autônomo, e minha mãe como professora nas escolas da rede pública da cidade onde nos estabelecemos.
Durante a minha infância e adolescência estudei todo o período da minha vida escolar em escolas públicas, e só comecei a trabalhar realmente quando completei 18 anos de idade e tinha completado o ensino médio, e o meu primeiro emprego de carteira assinada foi como auxiliar de produção em uma indústria de alimentos ( mas especificamente um frigorífico), que tinha acabado de construir uma unidade industrial na cidade, do antigo grupo Bertin, que tempos depois sofreu um processo de fusão com a gigante do setor JBS S/A. 

 Em um post posterior contarei em mais detalhes sobre a minha experiência trabalhando como operário da indústria frigorífica, mas resumindo aqui: trabalhei durante 4 anos e meio nesta empresa, sendo 2 anos como colaborador do Grupo Bertin, e depois da fusão mais 2 anos e meio na JBS Friboi, durante o período em que comecei a trabalhar também iniciei a minha faculdade, sendo que fiz faculdade particular numa dessas UniEsquinas da cidade mesmo, fiz o curso de Sistemas de Informação durante 4 anos, no qual eu me formei, e foi durante a época em que estava na faculdade, mais precisamente nos meus 2 últimos anos de curso é que passei a me interessar em como fazer para obter uma fonte de renda extra, ou conseguir a tão sonhada independência financeira e deixar de trabalhar para os outros, inicialmente comecei a investir nos famosos "sistemas de renda extra" e "marketing multinível", investimento do qual me arrependi depois ( também em outro post contarei em mais detalhes a minha experiência e opinião sobre estes sistemas de marketing multinível), só em tempos depois depois que me formei na faculdade e que também saí da empresa onde trabalhava, é que comecei a me interessar sobre investimentos que rendem mais que a caderneta de poupança, principalmente em ações na bolsa de valores, e como autodidata que sempre fui comecei a pesquisar material na internet, e o primeiro livro em PDF que encontrei sobre Educação Financeira que encontrei, foi o famoso best seller: Pai Rico, Pai Pobre; de Robert T. Kyosaki (leitura indispensável para quem está iniciando no mundo dos investimentos); esta leitura foi como um divisor de águas pra mim, pois mudou e muito a minha maneira de pensar sobre o dinheiro, e as finanças pessoais em geral, até porque também sempre tive curiosidade em saber como os ricos pensavam e agiam para serem o que são, e com isso mudei muito a minha visão também sobre o que é ser rico.
E além disso passei a pesquisar, e a estudar muitos livros e materiais em PDF, sobre investimentos e bolsa de valores em geral, e foi somente aos 24 anos de idade é que comecei realmente a investir, abri uma conta em uma corretora, e comecei investindo uma quantidade X no tesouro direto, e foi somente do ano passado pra cá é que comecei a investir em ações, passei meses a fio estudando  várias empresas listadas na bolsa e os seus fundamentos, e somente tive a iniciativa de investir naquelas que supriam os meus requisitos.  A única coisa de que me arrependo até hoje é de não ter começado a investir assim que comecei a trabalhar, pois quanto mais novo você começar, mais chances terá de aumentar mais rapidamente o seu patrimônio, e quem sabe conseguir chegar mais cedo ao tão sonhado 1º milhão de reais, que é a meta mais difícil, pois o sonho de muitos é ter os 6 dígitos  na conta, mas o difícil é ter disciplina para conseguir chegar lá, depois de conseguir chegar nesse patamar tudo fica mais fácil, então o meu arrependimento é de não ter começado pelo menos no Tesouro Direto logo aos 18 anos, e ter ficado só na poupança, se eu tivesse começado nessa época com certeza o meu patrimônio já teria rendido uma quantia 10 vezes superior ao que está rendendo hoje, mas afinal também nunca é tarde para começar, e então nos próximos posts estarei relatando o meu progresso e desenvolvimento nesta longa caminhada!
Um abraço à todos, e até mais.

2 comentários: